NotíciasEmpregos

Mercado de trabalho: o que esperar para 2024? Veja as previsões

O Brasil encerrou 2023 com a menor taxa média de desemprego em quase 10 anos, registrando 7,8%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Entretanto, apesar da economia brasileira fechar o ano com resultados positivos, o desafio adiante é lidar com o aumento salarial, que cresce muito abaixo das necessidades e se apresenta como um obstáculo ao desenvolvimento do país.

Para este ano de 2024, especialistas estimam um mercado ainda aquecido, mas que ainda patina em relação ao aumento salarial. As empresas vão precisar criar estratégias para atrair bons profissionais. A expansão em 2024 será liderada pelo setor de serviços. Além disso, o ano, por ser de eleições municipais, deve trazer ampliação de obras nas cidades, o que pode gerar empregos no setor da construção civil.

Setores em alta no mercado de trabalho

O agronegócio, a área de saúde e as fintechs devem se manter aquecidos em 2024 e liderar os principais aumentos salariais. Há também a expectativa de crescimento nas áreas de M&As (fusões e aquisições), planejamento financeiro, relações com investidores, inteligência de dados, segurança da informação e CRM.

Expectativa dos profissionais para 2024

Quase 50% dos brasileiros têm medo de perder seus empregos em 2024. Apesar disso, existe uma expectativa em relação ao oferecimento de treinamento por parte das empresas, para garantir o futuro das habilidades dos profissionais. Em contrapartida, um estudo indica que a flexibilidade no trabalho já é considerada mais importante que um plano de saúde.

Tecnologia no mercado de trabalho

Os profissionais de tecnologia são muito demandados no mundo todo, mas este setor também tem enfrentado demissões em massa. Entretanto, com o avanço da inteligência artificial, há a criação de um novo mercado, que exige profissionais qualificados, assim como a demanda por habilidades como programação, análise de dados e gerenciamento de sistemas inteligentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo