NotíciasDicas

O vinagre realmente é eficaz para lavar roupas? Saiba de uma vez por todas

Apesar do vinagre ser utilizado por muitas pessoas apenas em alimentos, há quem use esse produto de várias maneiras, inclusive na limpeza da casa e até para lavar roupa.

Assim, ele pode ser utilizado para limpar, desinfetar, como também tirar manchas e deixar as peças macias. Além disso, você pode adicionar o vinagre na máquina de lavar, uma maneira de usar o produto ainda mais prática.

É importante destacar que o tipo de vinagre ideal para lavar roupa é o vinagre de álcool. Esse produto é feito a partir da fermentação de álcool da cana-de-açúcar e possui cor transparente.

Mesmo que possua versões com corante e aromatizantes de ervas, elas podem manchar os tecidos ou deixar as roupas com cheiro desagradável, então, é indicado usar o que apresenta cor transparente.

Por que usar vinagre na lavagem de roupa?

O vinagre apresenta vários benefícios para a roupa, como amaciar roupas, eliminar odores e desinfetar tecidos. Assim, o vinagre funciona como um amaciante natural, pois elimina o resíduo de sabão que se acumula nas roupas, o que faz as fibras endurecerem.

Por isso, você pode acrescentar o vinagre diretamente na máquina de lavar. Basta colocar o líquido no compartimento do amaciante ou derramar no cesto antes do ciclo do enxágue. É importante destacar que a quantidade varia conforme o volume de roupas do cesto.

Ao utilizar o vinagre você não precisa se preocupar com o cheiro, pois ele some depois que a roupa seca. Outra vantagem de utilizar esse produto está no fato do vinagre remover manchas amareladas dos tecidos.

Nesse caso, é recomendável deixar as peças de molho em uma solução com vinagre e água por algumas horas. Após isso, basta lavar a roupa normalmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo