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Conta de luz e água muito altas? Veja como pedir a revisão do valor

O consumidor pode solicitar a revisão do valor quando a conta de luz ou de água vem muito alta. É importante saber que nesses casos os cidadãos podem fazer o pedido e pagar menos.

De acordo com especialistas e órgãos de defesa do consumidor, o cliente deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e pedir que sua fatura seja revista.

No caso da conta de luz, por exemplo, a cobrança não depende unicamente da quantidade utilizada pela residência, mas de diversos fatores. Por isso, é importante, antes de tudo, que o consumidor entenda o motivo do aumento para fazer uma reclamação bem embasada.

Assim, você pode verificar pagamentos pendentes, além da utilização de equipamentos que aumentam o consumo de energia, conferir se há vazamento (fugas) ou até mesmo aumento natural do uso de luz da residência.

Como fazer o cálculo da conta de luz

Se as situações citadas não tiverem acontecido, é aconselhável medir o consumo médio diário da residência, assim, você pode anotar a leitura do medidor e subtrair pela última leitura emitida na conta de luz. Faça o cálculo da quantidade de dias entre as duas medições e divida o valor pelos dias corridos.

Dessa forma, você vai conseguir detectar se houve ou não aumento de consumo. Se não for o caso, entre em contato com a distribuidora utilizando os canais de atendimento e ouvidoria.

Além disso, você pode abrir uma reclamação formal nos órgãos competentes, como o Procon. Para isso, é importante que você tenha em mãos a conta de luz do mês em questão e do anterior.

De acordo com a Aneel o consumidor pode realizar a sua reclamação até 30 dias após o recebimento da fatura.

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