Notícias

Anvisa proíbe farmácias de venderem remédios populares a preços abusivos

A Anvisa é a agência responsável por favorecer a proteção da saúde dos cidadãos brasileiros. Assim, ela possui como objetivo promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também é responsável por criar normas e regulamentos nas atividades da área. A agência foi criada pela Lei 9782, de 26 de janeiro de 1999.

Dessa forma, como a Vigilância Sanitária, as farmácias também são necessárias no dia a dia dos brasileiros, que precisam dos remédios para melhorar dos seus problemas de saúde.

Contudo, a Anvisa fez um anúncio sobre os remédios populares e até uma ordem que atingiu grandes farmácias, como é o caso da Drogasil e da Ultrafarma.

A agência publicou um painel com os preços de medicamentos no Brasil para a consulta dos clientes no dia 26 de abril.

Segundo o portal Rádio Agência, os remédios possuem preços regulados pelo governo. Assim, as farmácias não podem cobrar valores acima do limite estabelecido. Dessa forma, o serviço é mantido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Anvisa.

Lista de preços de medicamentos publicada pela Anvisa

Quem deseja conferir a tabela deve acessar o site oficial da agência e clicar no botão PMC, que vai apresentar o preço máximo que as farmácias podem cobrar dos consumidores. Você também pode conferir o anúncio clicando aqui.

Assim, os consumidores podem analisar os preços e, caso percebam que o medicamento está com um preço mais alto do que o permitido, devem realizar uma denúncia na Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma autarquia sob regime especial. A Anvisa possui sede e foro no Distrito Federal, estando presente em todo o território nacional através das coordenações de fronteiras, portos, aeroportos e recintos alfandegados.

É importante lembrar que a ouvidoria da Anvisa é o canal para acolher manifestações referentes à reclamação, denúncia, elogio e sugestões relacionadas aos serviços da Agência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo