EmpregosNotícias

20 profissões que pagam bem e não precisam de curso de faculdade

Apesar de ser importante conquistar um diploma universitário, é possível ingressar no mercado de trabalho sem possuir o ensino superior. Isso porque existem profissões que ganham bem que não exigem o documento. Algumas ocupações priorizam as experiências práticas, tendo em vista que nem todas possuem formação específica para a função.

Portanto, se você pretende encontrar sucesso profissional e não pode — ou não tem interesse em ter uma vida universitária para chegar lá —, siga a leitura até o fim e confira qual delas mais combina com você.

Profissões que não exigem diploma e nunca saem de moda

  • 1. Tatuador: existem cursos de especialização próprios para o aperfeiçoamento de técnicas e traços de tatuagem. Além disso, há, também, treinamentos e maneiras de estimular a criatividade e as habilidades por meio do trabalho prático.
  • 2. Vendedor: se você pretende se tornar um ótimo vendedor, a dica é estudar os seus produtos e entender os pontos positivos e negativos. Assim, você terá a possibilidade de vender cada vez mais, aumentar a sua comissão e, com isso, ter rendimentos cada vez maiores.
  • 3. Artesanato: o artesanato é sempre uma alternativa para quem quer, pelo menos, ter uma renda extra. Os trabalhos manuais demandam muita habilidade e paciência, mas quando bem feito, a demanda pode fazer com que a atividade seja a fonte de renda principal.
  • 4. Youtuber: dependendo do número de inscritos no seu canal, do seu número de visualizações nos vídeos e da quantidade de engajamento que o público gerar, você pode ter um alto rendimento mensal. Para quem gosta do trabalho home office, como youtuber você pode trabalhar no conforto da sua casa.
  • 5. Atleta profissional: atletas de futebol, ginastas, lutadores, pilotos de automobilismo, tenistas e jogadores de vôlei são capazes de faturar altos salários praticando esporte. O valor salarial varia de acordo com o esporte e o nível de competições que a equipe participa.
  • 6. Motorista: apenas com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já é possível começar a atuar na função. Os ganhos dependerão da quantidade de trabalhos, corridas ou entregas que serão feitas.
  • 7. Tiktoker: os profissionais precisam criar conteúdos para serem veiculados no aplicativo. Caso o conteúdo se torne viral e se popularize pela plataforma, os rendimentos podem ser altos e chamar a atenção de marcas e patrocinadores.
  • 8. Fotógrafo: a profissão do fotógrafo é mais uma daquelas que não é necessária uma formação institucionalizada. A fotografia é um trabalho que, apesar de possuir parte teórica importante e necessária, depende muito do treinamento e da prática.
  • 9. Digital influencer: quanto maior a quantidade de seguidores dos seus perfis na internet e do nível de engajamento deles, maior será o interesse das marcas em fazer parcerias. Por isso, invista no engajamento dos seus seguidores.
  • 10. Eletricista: o eletricista é fundamental para os ambientes domésticos ou corporativos. Por conta da demanda, o salário pode variar de acordo com a quantidade de trabalhos e a complexidade de cada um.
  • 11. Comissário de bordo: para ser um comissário de bordo, é necessário ser fluente em outro idioma além do português para facilitar a comunicação com pessoas de outras línguas. Ele também precisa se especializar por meio de cursos.
  • 12. Cabeleireiro: assim como as suas profissões relacionadas, como manicure, pedicure, maquiador, massagista e esteticista, o trabalho do cabeleireiro exige apenas cursos profissionalizantes.
  • 13. Desenvolvedor de aplicativo: o trabalho como desenvolvedor de aplicativos depende muito da afinidade do profissional com a tecnologia. Em um panorama geral, o ramo da tecnologia conta com várias profissões que ganham bem, mesmo sem faculdade.
  • 14. Ghost writers: as empresas, hoje em dia, possuem uma alta demanda de conteúdo. Esse ponto, aliado a fatores como falta de tempo e incapacidade de escrita qualificada, geram um grande mercado para ser explorado.
  • 15. Gestor de tráfego: O  gestor de tráfego possui a função de ajudar a impulsionar publicações nas redes sociais e melhorar a visibilidade de empresas e instituições. Apesar de não exigir nenhuma formação profissional, ela demanda muito conhecimento técnico para analisar métricas e identificar melhorias.
  • 16. Designers e editores de vídeo: o trabalho, hoje em dia, tende a ser mais facilitado por conta das ferramentas de inteligência artificial. Elas podem ajudar bastante para fazer funções mais básicas, te permitindo focar os esforços nas produções mais extravagantes.
  • 17. Piloto de aeronaves: apesar de não existir um curso superior para essa profissão, para ser um piloto de avião é necessário fazer vários treinamentos até chegar na prática da atuação. Contudo, após habilitado, o profissional tem a possibilidade de receber em torno de R$ 8.163,59.
  • 18. Mecânico de aeronaves: o profissional focado na mecânica de aviões não precisa ser graduado, mas precisa ser capacitado para entender sobre a manutenção de aeronaves. A capacitação pode ser feita por meio de cursos.
  • 19. Gerente de produtos: o popular product owner (PO) é o profissional responsável por criar, estudar e analisar oportunidades para a criação de projetos, gerenciar equipes e lançar produtos. O cargo é muito popular em empresas de tecnologia.
  • 20. Growth hacker: é possível ser um growth hacker sem ter uma formação profissional. Muitos especialistas da área aprenderam a realizar as funções por conta própria, na prática, ou estudando pela internet.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo