NotíciasFinanças e economia

Comunicado para quem tem dívidas há mais de 5 anos

Você sabe o que acontece com as dívidas com mais de 5 anos registradas na Serasa? Então entenda com esse comunicado feito pela empresa.

Após esse intervalo, muitos consumidores têm a ideia de que as dívidas simplesmente desaparecem ou são canceladas automaticamente, porém, não é bem assim.

Após cinco anos sem qualquer ação de cobrança ou pagamento, uma dívida é considerada “caduca”. Segundo as regras da Serasa, isso implica que após esse período a dívida não deve mais constar nos registros de inadimplência, afetando a pontuação do seu score de crédito.

Contudo, isso não elimina a dívida, pois ela ainda existe legalmente e pode ser cobrada pelo credor por outros meios.

Assim, ao contrário do que muitos pensam, uma dívida não é extinta após o período de cinco anos. Dessa forma, os credores ainda possuem o direito de cobrar a dívida, embora não possam utilizar o registro em órgãos de proteção ao crédito como forma de pressão.

Como renegociar uma dívida com a Serasa

É importante entender que ignorar uma dívida, mesmo que ela não esteja mais afetando seu score no Serasa, não é uma prática aconselhável financeiramente. Isso porque permanecer com pendências pode trazer complicações no futuro, principalmente se precisar de crédito ou financiamentos.

Assim, regularizar sua situação pode reabrir portas no mercado financeiro e você pode acessar condições mais vantajosas.

Caso você queira renegociar uma dívida antiga, saiba que plataformas como o Serasa Limpa Nome podem facilitar esse processo. Por isso, acesse o site ou o app e visualize as dívidas e as condições especiais de negociação oferecidas pelos credores.

Agora, se deseja consultar sobre sua situação financeira, consulte seu CPF gratuitamente na Serasa. Para isso, basta acessar o site da Serasa (https://serasa.com.br/) e fazer login, ou usar o aplicativo da empresa.

Através dessas ferramentas você pode verificar seu histórico de dívidas e outras informações relevantes, o que é importante para gerenciar suas finanças de forma saudável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo