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Caixa Tem corta repasses do Bolsa Família e divulga lista dos bloqueados; confira

Os titulares do Bolsa Família estão sendo notificados sobre o processo de revisão do CadÚnico (Cadastro Único), um procedimento realizado pelo governo desde o final de 2023. A ação visa prevenir fraudes e acessos indevidos, além de atualizar os dados dos beneficiários.

Segundo estimativas, aproximadamente 7 milhões de famílias estão com seus dados desatualizados. Caso as regras da revisão cadastral não sejam obedecidas, é possível que ocorra o corte do benefício. Considerando o grupo de beneficiários do programa, estima-se que 1,7 milhão de famílias unipessoais, famílias formadas por apenas um integrante, já foram retiradas por recebimento indevido.

Confira os principais motivos para a perda do benefício:

  • O cadastro não ter sido atualizado há mais de dois anos;
  • A renda familiar ser maior do que o valor declarado;
  • O número de integrantes da família estar diferente do cadastrado;
  • Menores cadastrados não estarem frequentando a escola;
  • Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens.

Atualização do cadastro

Após receber a notificação por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, no Caixa Tem ou no extrato de pagamento dos benefícios, é necessário se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de residência ou ao setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados. Para essa atualização, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todos que moram na mesma casa.

A iniciativa tem como objetivo assegurar que os beneficiários estejam recebendo o Bolsa Família de maneira adequada, evitando problemas como fraudes ou acessos indevidos ao sistema. Além disso, a revisão cadastral do CadÚnico é um processo regular e fundamental, que permite ajustar o benefício de acordo com as necessidades e a realidade de cada família cadastrada. Cabe lembrar que o não atendimento das exigências pode resultar na perda do benefício, bloqueando o repasse via aplicativo Caixa Tem.

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