NotíciasProgramas sociais

Bolsa Família BLOQUEADO na última semana; veja quem não recebe

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) revelou que aproximadamente 344 mil beneficiários tiveram o seu Bolsa Família cancelado no mês de fevereiro, causando preocupação em milhares de famílias que dependem do benefício.

O MDS realiza mensalmente uma revisão dos cadastros desatualizados do Bolsa Família e convoca beneficiários para atualização cadastral. Contudo, o cancelamento do benefício, apesar de ser uma das últimas etapas do procedimento, ocorre em casos de irregularidades não esclarecidas ou pendências, tais como a falta de regularização do CPF na Receita Federal e indícios de falecimento do beneficiário.

Além disso, o beneficiário tem o benefício bloqueado por alguns meses antes de ser efetivamente cancelado. Sendo assim, três principais razões para o recente cancelamento em massa incluem:

1. Famílias que não regularizaram seus cadastros dentro do prazo estipulado na Averiguação Cadastral 2024;

2. Famílias que não regularizaram seus cadastros no prazo estipulado no processo de Revisão Cadastral 2023;

3. Famílias que alcançaram o prazo máximo de 24 meses na Regra de Proteção.

Como verificar o cancelamento

Os beneficiários serão informados sobre o cancelamento por meio de mensagem no extrato bancário. Entretanto, é possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo do Bolsa Família.

Se você teve o Bolsa Família cancelado, não se desespere. É possível reverter a situação e voltar a receber o benefício social. Para fazer isso, você precisa regularizar a situação que causou o cancelamento em, no máximo, 180 dias após a data do cancelamento.

Para isso, é essencial procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou setor do Cadastro Único (CadÚnico) do seu município e apresentar a documentação necessária. Após a atualização dos seus dados, o cadastro será analisado em conjunto com outras bases de dados do governo. Se não houver mais pendências, o pagamento será liberado com os valores retroativos.

Atualmente, 755 mil famílias estão com benefícios bloqueados devido a irregularidades. Se você se enquadra nesse cenário, é fundamental tomar as medidas necessárias para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em fevereiro

Os pagamentos das parcelas de fevereiro do Bolsa Família estão sendo realizados junto com os do Auxílio Gás e de acordo com o último dígito do NIS de cada beneficiário. Confira abaixo as datas dos depósitos restantes:

  • NIS final 7: 26 de fevereiro;
  • NIS final 8: 27 de fevereiro;
  • NIS final 9: 28 de fevereiro;
  • NIS final 0: 29 de fevereiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo