NotíciasDicas

Acabou o Carnaval: veja os próximos feriados de 2024

O ano de 2024 parece um pouco avarento em relação aos “feriadões” prolongados. Dos dez feriados nacionais, apenas três caem ao lado do fim de semana, proporcionando a oportunidade de uma folga estendida. Infelizmente, um deles já passou: o Dia de Confraternização Nacional, em 1º de janeiro.

Muita gente pode não saber, mas, na realidade, o Carnaval não é um feriado oficial. Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro (até 14h), o governo federal considera ponto facultativo. Portanto, os dias efetivos de folga oficial são menos do que muitos esperam.

Feriados que proporcionam um “feriadão”

Os únicos feriados nacionais restantes que possibilitam um fim de semana prolongado são a Paixão de Cristo e a Proclamação da República. Por isso, podem ser uma excelente oportunidade para planejar mini-férias ou uma escapadela de fim de semana.

Infelizmente, muitos dos feriados em 2024 cairão em dias menos convenientes para quem deseja prolongar a folga. Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão no fim de semana. Já o Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal serão em quartas-feiras.

Além dos feriados reconhecidos nacionalmente, existem os chamados pontos facultativos, que serão observados pelos órgãos e entidades do governo federal. Isso significa que autoridades locais podem dar sinal verde para determinados dias serem considerados feriados em suas respectivas jurisdições, como é o caso do Corpus Christi. Isso significa que, dependendo da localização, algumas pessoas podem ter um feriadão adicional em 2024.

Lista completa de feriados nacionais em 2024

Confira a lista completa dos feriados nacionais restantes em 2024:

  • 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo