Rentabilize suas compras: Descubra os benefícios de colocar o CPF na nota!

A importância do CPF na nota e seus benefícios

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Se você já realizou compras em estabelecimentos comerciais, certamente já ouviu: “deseja colocar o CPF na nota?”. Essa pergunta, muito comum atualmente, se refere a uma importante iniciativa dos governos estaduais visando melhor controle da tributação fiscal referente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de combater a sonegação de impostos.

Saiba Mais

Ganhando benefícios com o CPF na nota

Os benefícios do CPF na nota variam de acordo com cada estado, sendo um dos mais conhecidos o resgate de créditos acumulados. Esses créditos podem ser revertidos em benefícios como recargas de celular, ingressos para eventos ou mesmo transferência do valor para contas corrente ou poupança. Em São Paulo, inclusive, é possível abater o valor do IPVA com esses créditos.

Além disso, alguns estados promovem sorteios mensais que premiam os consumidores com valores que vão de R$ 5 mil a R$ 1 milhão. Para participar, basta se cadastrar no site do programa do seu estado e aderir ao regulamento.

Quem tem direito e como resgatar o dinheiro

O CPF na nota está disponível para moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e Distrito Federal. Para resgatar o saldo acumulado é simples: basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado, fazer login e verificar o saldo disponível. É no mesmo site que é possível se cadastrar para os sorteios de prêmios.

Quando é possível resgatar o dinheiro?

O resgate dos créditos do CPF na nota pode ser realizado a qualquer momento, bastando para isso que haja saldo disponível. Importante lembrar que os créditos vencem mensalmente, então é aconselhável realizar a transferência regularmente. Quanto aos sorteios, aqueles que ainda não estão inscritos no programa podem se cadastrar a qualquer momento.

Portanto, colocar o CPF na nota é mais que apenas um número a mais no documento fiscal. É um direito do consumidor que, além de ajudar na fiscalização dos impostos, retorna em benefícios e prêmios para os cidadãos. Aproveite!

Saiba Mais