Quais são as marcas mais valiosas do mundo?

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

O Best Global Brands 2023, apresentado pelo Interbrand, anunciou a Apple como a marca mais valiosa do mundo, uma posição que a gigante da tecnologia ocupa pelo 11º ano consecutivo.

Saiba Mais

O ranking do ano passado aponta desaceleração no crescimento geral das 100 melhores marcas e uma dominância contínua do setor de tecnologia, que mantém as 5 primeiras posições.

A ascensão da Apple

A Apple teve sua marca avaliada em US$ 502,6 bilhões, com um aumento de 4% em relação ao ranking de 2022. A Microsoft, Amazon, Google e Samsung aparecem logo após, na sequência do 2º ao 5º lugar, que mantêm suas colocações do ano passado. A Mercedes-Benz, a Coca-Cola e a Nike, juntamente com as fabricantes de automóveis Toyota e BMW, completam os dez primeiros lugares.

Desaceleração do crescimento geral

Comparativamente em 2022, as 100 melhores marcas de 2023 desaceleraram em termos de crescimento do valor da marca. O crescimento registrado em 2022 foi de 16% contra 2021, enquanto em 2023, foi registrada uma expansão de 5,7%. 

O valor total das melhores marcas do mundo atingiu US$ 3,3 trilhões. Segundo a Interbrand, a desaceleração pode estar ligada à falta de uma mentalidade de crescimento e às previsões negativas do mercado, formando uma tendência de longo prazo.

O rápido crescimento do Airbnb

Entre as marcas mais valorizadas, o Airbnb registrou o crescimento de valor de marca mais rápido, com um aumento de 22% comparado ao ranking de 2022. A avaliação de sua marca atingiu US$ 16,3 bilhões este ano, colocando-a na 46ª posição. 

Veja as 10 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o Best Global Brands:

Apple - US$ 502,6 bilhões; Microsoft - US$ 316,6 bilhões; Amazon - US$ 276,9 bilhões; Google - US$ 260,2 bilhões; Samsung - US$ 91,4 bilhões; Toyota - US$ 64,5 bilhões; Mercedes-Benz - US$ 61,4 bilhões; Coca-Cola - US$ 58,0 bilhões; Nike - US$ 53,7 bilhões e BMW - US$ 51,1 bilhões.

Saiba Mais