O que é necessário para trabalhar em um banco?

Descubra o que é necessário para trabalhar no setor bancário e potencialize sua carreira!

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Trabalhar em locais que oferecem um bom ambiente, possibilidades reais de ascensão, estabilidade e uma excelente remuneração, além de diversos benefícios, como PLR, bônus por rendimento e plano de saúde, é o desejo de todo brasileiro. E esses benefícios são comuns nas empresas do setor bancário. Além disso, os bancos se destacam no mercado de trabalho pelo tratamento dado aos seus colaboradores.

Saiba Mais

Primeiro passo para trabalhar em bancos

As instituições bancárias oferecem uma ampla gama de serviços, desde a abertura de uma simples conta corrente, até consultoria de investimentos em ações ou consultoria financeira para empresas. Para oferecer um bom atendimento em uma variedade de serviços, os bancos precisam de profissionais qualificados, capazes de fornecer soluções eficazes e inovadoras.

Para ingressar em um banco, o requisito principal é ter um bom currículo, com formação superior e cursos de pós-graduação em instituições de qualidade. Entretanto, pode haver certificações específicas dependendo da função.

Cursos relevantes para trabalhar em um banco

Apesar de ter um amplo grupo de profissionais de várias áreas, os avanços tecnológicos e as mudanças econômicas fazem com que algumas profissões se tornam mais procuradas pelas instituições bancárias. São elas: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Direito, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Segurança da Informação.

Saiba Mais

Cursos em destaque

Três cursos se destacam quando o objetivo é trabalhar em um banco. O primeiro é Administração, que é a principal formação quando se trata de saber o que se precisa para trabalhar em um banco. Isso porque o formando tem capacidade de operar em várias atribuições administrativas e a formação oferece um entendimento amplo e diversificado sobre a gestão empresarial.

O segundo é Ciências Contábeis. O contador é responsável por analisar, medir e organizar o processamento de todas as informações financeiras, garantindo que o fluxo financeiro da empresa esteja sob controle e dentro do planejado.

O terceiro é o curso em Segurança da Informação, que forma profissionais especializados em desenvolver protocolos e sistemas de segurança para impedir vulnerabilidades que permitam qualquer tipo de invasão hacker. Todos os dados armazenados e geridos pelo banco são fundamentais para o seu funcionamento e são altamente sigilosos.

A pós-graduação é um diferencial

Os profissionais que desejam atuar em uma instituição financeira e se destacar dentro dela, devem investir em uma pós-graduação. Os cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Comunicação Digital, bem como o MBA em Finanças Corporativas, Auditoria e Controladoria são fortemente recomendados.

Saiba Mais