Inteligência Artificial: Pesquisa aponta medo de mudanças no ambiente profissional entre brasileiros

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Uma recente pesquisa da Page Interim, empresa responsável pelo recrutamento de profissionais terceirizados ou temporários, revelou que grande parte dos brasileiros receia o impacto da Inteligência Artificial (IA) em seu ambiente profissional. Cerca de 76,6% acreditam que suas atuações profissionais poderão sofrer influência da IA.

Saiba Mais

Receio maior que em outros países

O percentual de preocupação brasileira supera números de outras nações envolvidas na pesquisa, como México (68%), Peru (66%), Colômbia (65%), Chile (63%) e Argentina (63%). Até mesmo no que diz respeito à busca por um novo trabalho, os brasileiros lideram na utilização da IA, com 46,9% recorrendo à tecnologia para facilitar o processo de recrutamento.

Percepções positivas e negativas sobre a IA

Apesar dos receios, 61,5% dos entrevistados na América Latina enxergam benefícios potenciais da IA em suas áreas de trabalho, como economia de tempo e personalização de tarefas. Entretanto, apenas 3% acreditam que o impacto da tecnologia é sobrestimado atualmente.

Familiaridade com a Inteligência Artificial ainda é baixa

A pesquisa evidencia que, apesar do alto índice de interesse, o conhecimento sobre IA ainda é limitado entre os participantes. Metade dos entrevistados admite ter ouvido falar sobre IA, porém não compreende todos os seus usos. Na contramão, 25,4% declararam não estar familiarizados com o tema, enquanto 24,2% afirmam possuir conhecimento mínimo sobre o assunto.

Principais medos com a implementação da IA

Entre os entrevistados familiarizados com as técnicas de IA, as principais preocupações são: desemprego, privacidade e segurança de dados. A Argentina foi o único país em que as "implicações éticas" foram consideradas mais preocupantes que a perda de empregos.

A pesquisa realizada pela Page Interim contou com a participação de 5.354 profissionais de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Panamá.

Saiba Mais