Entenda a rentabilidade da Poupança na Caixa e como aumentar seus ganhos!

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

A poupança está entre os investimentos mais populares no Brasil, devido à sua simplicidade e segurança. Apesar de oferecer uma rentabilidade mais baixa comparada a outras modalidades de investimentos, a poupança segue a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Saiba Mais

Como é calculado o rendimento da poupança?

De acordo com a legislação brasileira, todos os bancos são obrigados a usar a mesma fórmula para calcular a rentabilidade da poupança. Logo, na Caixa, o cálculo não é diferente. Quando a taxa Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da Selic, acrescido à Taxa Referencial (TR). Contudo, quando a Selic ultrapassa os 8,5% ao ano, a rentabilidade passa a ser de 0,5% ao mês, somado à TR.

Data de aniversário da poupança

Pelo fato da poupança ser um investimento com rentabilidade mensal, existe um detalhe importante que é a data de aniversário. Caso o cliente realize um saque antes dessa data, perde o rendimento do mês. No caso das contas da Caixa, se a data de aniversário cair em um fim de semana ou feriado, o rendimento será creditado no primeiro dia útil seguinte.

Tipos de conta poupança na Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece ao cliente cinco opções de conta poupança. Cada uma delas destinada para um objetivo específico do cliente. As opções oferecidas são referentes a diferentes formas de depósito, saque e gestão de saldo. A poupança ainda é um dos investimentos preferidos dos brasileiros.

Mesmo com uma menor rentabilidade comparada a outros investimentos, a poupança oferece segurança e praticidade para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos ou busca um investimento com baixo risco.

Saiba Mais