Como trabalhar em um banco: Cursos indispensáveis e o que você precisa saber

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Muitas pessoas sonham em trabalhar em um banco devido aos atrativos salários e benefícios que tais instituições costumam oferecer, que podem incluir planos de saúde e previdência. No entanto, como é possível ingressar neste setor tão competitivo? Quais os cursos necessários para isto?

Saiba Mais

Por que trabalhar em um banco?

Trabalhar em um banco é, em geral, o início de uma carreira sólida e destacada no mundo corporativo. Além de oferecer a oportunidade de alcançar uma relevante independência financeira, os bancos oferecem uma diversidade de benefícios que melhoram a qualidade de vida dos empregados, como plano de saúde e vale alimentação.

No entanto, o processo seletivo para ingressar em um banco é um desafio e requer bastante preparo. A concorrência é acirrada e, sempre com o objetivo de se destacar, os profissionais necessitam estar cada vez mais informados e adquirir um maior grau de conhecimento dentro da área escolhida.

Os cursos mais demandados pelos bancos

Existem algumas graduações que são frequentemente exigidas nos processos de seleção de bancos:

Ciências Contábeis

Os profissionais com formação em Ciências Contábeis têm a responsabilidade de registrar todas as movimentações financeiras de uma empresa e realizar um controle minucioso das despesas e receitas. Também é papel do contador analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais e produzir os conhecimentos que se baseiam no sistema gestor de uma instituição. 

Gestão Financeira

Este curso tem o objetivo de preparar e formar profissionais aptos para planejar a captação e o investimento de recursos, analisar demonstrativos financeiros, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa e tudo que concerne às finanças de uma empresa.

Sistemas de Informação

Diante do avanço tecnológico, os profissionais da área de Tecnologia de Informação (TI) têm sido cada vez mais requisitados pelos bancos e outras instituições financeiras. Um profissional desta área pode atuar na administração do fluxo de informações que circula na rede de computadores do banco e no desenvolvimento e controle da segurança cibernética dos sistemas utilizados.

Economia

Os economistas estudam o mercado para entender sobre os processos de distribuição de produtos e serviços. São responsáveis por analisar cenários e traçar metas econômicas que ajudam as empresas a terem uma melhor gestão financeira.

Direito

Os bancos lidam com uma variedade de contratos e processos que requerem conhecimento jurídico. Da mesma forma, a área de compliance, que direciona os processos internos que precisam estar em acordo com as leis externas, também necessita de profissionais com formação em Direito.

Administração

 A variedade dos setores que profissionais com essa formação podem atuar torna a carreira ainda mais atrativa. Escolher o curso certo é crucial para quem tem planos de trabalhar em um banco. Lembrando que, além de ter uma formação adequada, é necessário manter-se constantemente atualizado e preparado para enfrentar os desafios que a carreira em um banco pode oferecer.

Saiba Mais