Combata a insônia: Chás que vão te ajudar a dormir melhor

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Encontrar métodos naturais para melhorar a qualidade do sono é sempre um desafio. Dissociando-nos dos hábitos, como a ingestão de cafeína até tarde, nos voltamos para alternativas que promovem relaxamento. 

Os chás, por exemplo, possuem um efeito surpreendentemente positivo na melhoria do sono.

Por que escolher chás para melhorar o sono?

O uso de chás como agentes tranquilizantes é conhecido há milênios. 

Cada planta possui compostos únicos que podem ajudar na luta contra a insônia, promovendo um sono recuperador.

Quais são os melhores chás para dormir melhor?

Existe uma variedade de chás que oferecem benefícios específicos para quem busca uma noite de sono reparadora. 

Vamos explorar algumas dessas opções e seus efeitos positivos no organismo.

Chá de camomila

O chá de camomila é um dos mais consumidos no mundo quando o assunto é relaxamento. A camomila é carregada de apigenina, um antioxidante que promove o relaxamento, sendo uma ótima escolha para seus rituais noturnos.

Como preparar

Ferva 250ml de água; adicione as flores de camomila (ou um sachê) na água; deixe em infusão por aproximadamente 7 a 8 minutos; coar e servir.

Chá de erva-cidreira

Conhecido por seus efeitos calmantes e relaxantes, este chá contribui significativamente para noites de sono tranquilas.

Como preparar

Aqueça 250 ml de água até começar a ferver; adicione cerca de 5g de erva-cidreira ou um sachê; deixe descansar por 10 minutos; retire as ervas ou o sachê e desfrute.

Chá de valeriana e lavanda

O chá de valeriana e a lavanda são conhecidos por seus poderes sedativos naturais, auxiliando no combate à ansiedade e na melhoria da qualidade do sono, além de proporcionar um alívio do estresse diário.

Como preparar

Prepare a infusão adicionando a raiz de valeriana ou flores de lavanda em água fervente; deixe a mistura repousar durante alguns minutos; coar e consumir antes de dormir para um efeito relaxante.

Além de serem deliciosos e reconfortantes, esses chás têm mostrado grande eficácia como parte de uma rotina de relaxamento noturno.

Incorporando-os ao seu estilo de vida, você pode esperar melhorias na sua qualidade de sono e, consequentemente, na sua saúde geral. 

Contudo, é sempre importante ter em mente que cada organismo reage de forma diferente, por isso vale observar como seu corpo responde a cada tipo de chá.

Assim, com pequenas mudanças na rotina noturna, você pode desfrutar de noites de sono mais calmas e restauradoras.