Cartão de crédito para negativados: Veja como obter

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

Você tem o nome sujo nos registros de crédito e está precisando de um cartão de crédito? Saiba que é possível! Existe uma gama de opções disponíveis para pessoas nesta situação, e muitos desconhecem isso.

Saiba Mais

O que muda para quem tem o nome sujo?

As pessoas com restrições de crédito ou com o nome registrado em cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa, geralmente perdem acesso a créditos e financiamentos. Isso acontece porque no momento em que solicitam um cartão de crédito, as operadoras fazem uma análise de crédito e tendem a negar pedidos de quem possui o nome sujo.

A principal razão para isso, é que no momento que você efetua uma compra no cartão de crédito, o pagamento é feito inicialmente pela administradora do cartão para o vendedor. Assim, quando você quita a fatura do cartão, você, na realidade, está devolvendo o dinheiro para a administradora. Logo, uma pessoa inadimplente representa um risco para a emissora do cartão, pois ela pode absorver o prejuízo caso você não pague a fatura.

Conheça as opções de cartão para quem tem o nome sujo

Pessoas com o nome sujo no mercado possuem duas opções práticas para possuir um cartão de crédito: o cartão de crédito pré-pago e o cartão de crédito consignado.

Cartão de crédito pré-pago

É uma opção muito interessante por funcionar como uma ferramenta de inclusão bancária. Ele pode ser solicitado por pessoas negativadas e com score baixo e, o melhor, não necessita de vínculo com uma conta em banco. Como não passam por uma análise de crédito ou renda, essa pode ser uma alternativa viável para muitas pessoas.

Cartão de crédito consignado

É uma opção um pouco mais específica. Para solicitar esse tipo de cartão de crédito, é necessário ser servidor público, aposentado, pensionista do INSS, membro das Forças Armadas ou trabalhar em uma empresa privada no regime CLT.

Saiba Mais

Como o cartão consignado é garantido por parte da renda do cliente (seja ela aposentadoria, salário ou pensão), a pessoa não passa por consulta ao SPC ou Serasa para solicitar esse tipo de crédito. Além disso, a financeira ainda faz uma análise de crédito para decidir o limite do cartão e leva em consideração a margem consignável, que não pode ultrapassar 5% da renda mensal do solicitante.

Como solicitar um cartão de crédito para negativados

O primeiro passo é entrar em contato com um agente financeiro ou com a instituição que oferece o tipo de cartão desejado e verificar se o crédito está disponível para o seu perfil. A consulta e a solicitação podem ser feitas online, por telefone ou presencialmente.

Ter o nome sujo não é um impeditivo para possuir um cartão de crédito. Com as opções de cartões consignados e pré-pagos, a inclusão financeira pode se tornar uma realidade para muitos brasileiros.

Saiba Mais