Alemanha busca profissionais brasileiros: saiba como aproveitar as oportunidades

Brasil é alvo de campanha alemã para atrair mão de obra estrangeira

Por: Informe Social - Notícias, Emprego, Programas Sociais e Economia

A Alemanha amplia seus esforços para atrair imigrantes de diferentes nacionalidades como forma de suprir a demanda por mão de obra no país. O envelhecimento populacional e as baixas taxas de natalidade estão levando a uma falta crítica de trabalhadores.

Saiba Mais

O ministro do Trabalho alemão, Hubertus Heil, declarou ao Financial Times em 2023, que a Alemanha terá um déficit de 7 milhões de trabalhadores até 2035, caso nenhuma ação seja tomada.

Setores com escassez de mão de obra

Um dos setores com maior demanda por mão de obra estrangeira na Alemanha é o da saúde. Esta demanda é tão significativa que a falta de profissionais de enfermagem e cuidadores está levando ao fechamento de algumas clínicas.

Além das oportunidades na área da saúde, a Alemanha também busca profissionais nas áreas de engenharia, TI, arquitetura, acadêmicos e professores do ensino fundamental. A visita da comitiva do governo alemão ao Brasil confirmou a existência de muitas oportunidades para brasileiros.

Requisitos para trabalhar na Alemanha

Para brasileiros que não possuem dupla nacionalidade europeia, é necessária a obtenção de um visto de trabalho para a Alemanha. Existem duas opções: obter um visto para procurar emprego no país por um máximo de 180 dias ou viajar para a Alemanha após receber uma oferta de emprego ainda no Brasil.

Outro requisito importante é o reconhecimento do diploma do profissional no país. Este é um dos passos mais complexos do processo e envolve a comparação de carga horária e currículo entre a formação brasileira e a alemã, além da tradução juramentada do diploma para o alemão.

Saiba Mais

A Importância do idioma

Embora seja possível conseguir trabalho em algumas áreas, como tecnologia da informação, sem falar alemão, o domínio do idioma é fundamental para a integração cultural no novo país. Em geral, a maioria das profissões exige um nível intermediário de proficiência no idioma alemão, comprovado por um certificado oficial.

Como procurar um emprego na Alemanha?

O próprio governo da Alemanha oferece um site com informações e buscas de empregos. A Agência Federal de Emprego da Alemanha também possui um site próprio com vagas disponíveis. A União Europeia oferece um serviço similar.

Para os profissionais que decidirem buscar emprego após a mudança para a Alemanha, há também feiras de emprego e agências de trabalho. No entanto, é preciso ficar atento para evitar agências de recrutamento não confiáveis.

Saiba Mais