NotíciasProgramas sociais

Vacinação contra a dengue: beneficiários do Bolsa Família têm prioridade?

Com o alarmante crescimento dos casos de dengue em diversos estados brasileiros, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição gradual da vacina contra a doença neste mês de fevereiro. A compra e distribuição da vacina geraram várias dúvidas, principalmente em relação à prioridade no processo de imunização.

Recentemente, posts em redes sociais sugeriam que os beneficiários do programa Bolsa Família teriam um privilégio na vacinação. No entanto, o Ministério da Saúde afirmou que os beneficiários do programa de transferência de Renda do Governo Federal não terão prioridade no processo de imunização contra a dengue.

Aplicação da vacina

De acordo com um relatório recente publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina contra a dengue, conhecida como Qdenga, é para as pessoas com idade entre 4 e 60 anos. A disponibilidade da vacina não é condicionada à condição de beneficiário do Bolsa Família.

No entanto, o Brasil comprou apenas 712 mil doses do imunizante até agora. Foi decidido que a vacinação iniciaria nos municípios acima de 100 mil habitantes que tiveram alta transmissão de dengue tipo 2. Além disso, municípios próximos desses locais foram selecionados para aplicação das doses.

Imunização de beneficiários do Bolsa Família

O Ministério da Saúde não dará prioridade aos beneficiários do Bolsa Família na imunização. Apesar da maioria desses beneficiários estar em situação de vulnerabilidade social e morar em áreas com maior risco de dengue, a imunização está sendo distribuída com foco na concentração de casos da doença.

Os pagamentos do Bolsa Família continuarão normalmente neste mês de fevereiro, independentemente da vacinação contra a dengue, a partir do dia 16 de fevereiro, ou seja, após o final do Carnaval.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em fevereiro

Os pagamentos das parcelas de fevereiro do Bolsa Família serão realizados junto com os do Auxílio Gás e de acordo com o último dígito do NIS de cada beneficiário. Confira:

  • NIS de final 1 – 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2 – 19 de fevereiro;
  • NIS de final 3 – 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4 – 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5 – 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6 – 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7 – 26 de fevereiro;
  • NIS de final 8 – 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9 – 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0 – 29 de fevereiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo