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Burnout: confira 5 ações para evitar a fadiga durante o trabalho

Muitos profissionais estão assumindo cada vez mais compromissos no mercado de trabalho e, quando esse hábito é mantido por longos períodos, pode levar ao Burnout no trabalho.

É uma síndrome que gera sintomas de exaustão física e também emocional, o que, além de comprometer a saúde do trabalhador, também compromete o seu rendimento no exercício de suas atividades.

As pessoas devem saber como identificar os sintomas para conseguir reverter o quadro e reduzir possíveis danos. Por isso, é importante que você dê atenção aos sinais de alerta, pois o nosso corpo sempre encontra uma maneira se sinalizar que algo não está bem.

No caso da síndrome de Burnout, os sintomas mais comuns envolvem:

  • baixa imunidade 
  • fadiga persistente 
  • insônia 
  • memória ruim 
  • irritabilidade 
  • ansiedade 
  • depressão 

A comunicação é fundamental para quem enfrenta a síndrome de Burnout no trabalho, pois essa pessoa passa a lidar com o estresse crônico.

Por causa dos sintomas, o trabalhador não consegue mais desenvolver suas tarefas normalmente, sentindo até que seu esforço nunca será suficiente. Por isso, é importante expor a situação e solicitar auxílio a um colega.

Como evitar o Burnout no trabalho

Para evitar essa síndrome é indicado que você aprenda a estabelecer e organizar suas prioridades, já que o planejamento é essencial para quem deseja reduzir as preocupações.

Além disso, caso o excesso de compromissos esteja causando o Burnout no trabalho, é importante limitar o número de tarefas diárias, reduzindo o acúmulo de funções.

Assim, você não deve assumir compromissos sem avaliar sua disponibilidade. Se tiver várias atividades para cumprir, categorize-as conforme a urgência e observe o nível de importância para resolver os trabalhos prioritários e, aos poucos, ir fazendo as próximas tarefas.

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