Dicas

Agendamento Perícia INSS – Site, Datas e horários

 

A perícia do INSS é um momento que costuma deixar os cidadãos bem apreensivos. Afinal, ela é decisiva para várias coisas, como para o recebimento de auxílio doença, algo de que tantas pessoas precisam.

No entanto, as dúvidas já começam a aparecer no momento em que essas pessoas têm de fazer o agendamento: é comum que haja diversos questionamentos a respeito de como marcar, se é possível escolher as datas e muito mais.

Aqui estão todas as devidas informações relacionadas ao agendamento de perícia do INSS e os casos nos quais ela é necessária.

 

Quando a perícia deve ser feita?

De forma geral, a perícia é solicitada quando se trata de pedidos de benefícios relacionados à saúde. Isso porque quem faz a perícia são médicos e, portanto, a sua avaliação é que decide se o contribuinte pode ou não receber certo benefício.

Costuma ser preciso fazer o agendamento de perícia do INSS nos seguintes casos:

 

  • Requisição de aposentadoria por invalidez

O perito faz a análise dos exames, da condição clínica da pessoa e dos laudos para determinar se aquele contribuinte não tem mesmo meios de voltar a trabalhar, mesmo que seja em outra função.

 

  • Auxilio doença

Quando o indivíduo se machuca ou é diagnosticado com alguma condição incapacitante temporariamente, ele pode requisitar o auxílio doença, mas sem se esquecer de agendar uma perícia antes.

 

  • LOAS

O LOAS é oferecido tanto quando a pessoa é idosa e não possui nenhuma renda formal como quando se tem indivíduos com deficiências. Neste último caso, também é obrigatório que haja uma confirmação por parte do perito do INSS.

 

Como agendar

 

Algo que deixa os contribuintes mais felizes é que não existe necessidade de ir ao INSS para agendar a perícia, algo que facilita muito a sua vida.

Afinal, existe o app Meu INSS, que os cidadãos encontram na Play Store e na Apple Store, podendo acessar o seu site também (AQUI). No caso do site, é preciso:

 

  • Acessar a página específica de perícia médica AQUI
  • Clicar em “Iniciar”
  • Fazer login (quem ainda não criou um perfil no Gov.br tem de fazer isso antes)
  • Escolher “perícia médica”
  • Selecionar o horário e a data
  • Aguardar que o site mostra a confirmação

 

No app Meu INSS, o procedimento é parecido e também se deve ter o login no Gov.br. Cabe salientar que o telefone 135 também é uma possibilidade.

 

É preciso atenção para não ter a perícia médica invalidada

Uma vez que a perícia médica está agendada, é muito importante que a pessoa tenha o cuidado de verificar se os seus laudos são o mais recente possível. De forma geral, os peritos do INSS não consideram confiáveis quando o laudo tem a partir de 60 dias.

O que foi dito acima também tem a ver com os exames: todos os que possam confirmar a condição médica do indivíduo têm de ter, no máximo, 60 dias.

Recomenda-se manter todos os laudos e exames juntos para garantir que eles serão levados.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo